segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ótima notícia para o Rio Grande do Norte

Finalmente o Ministério do Meio Ambiente sinaliza uma revisão na lista das Unidades de Conservação que serão contempladas no Projeto Parque da Copa. Em matéria do Diário de Natal, o Presidente do Instituto Chico Mendes pela primeira vez reconhece a possibilidade de eleger o Parque Nacional da Furna Feia como um dos Parques da Copa. Segue texto na integra.


Furna Feia deverá ser um dos parques da Copa
Um dos participantes do 7º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) é o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Bioversidade (ICMBio), Roberto Vizentin. O ICMBio é a autarquia do Ministério do Meio Ambiente responsável pela gestão das unidades de conservação (parques nacionais, reservas ambientais) federais. Na quarta-feira, 26, em solenidade durante o congresso na qual está prevista a presença da governadora do estado, Rosalba Ciarlini, Vizentin vai fazer a apresentação do Parque Nacional de Furna Feia, o mais novo parque nacional do Brasil e o primeiro no Rio Grande do Norte.

Nesta entrevista, ele fala sobre os planos para a gestão do parque, que fica numa área de quase 10 mil hectares entre Mossoró e Baraúna e abriga o maior complexo de cavernas do Nordeste. A ideia, segundo ele, é aliar a conservação do meio ambiente e estimular o turismo sustentável, gerando emprego e renda para os moradores da região.

Nesse sentido, o ICMBio já pensa em incluir a unidade no Programa Parquesda Copa, dos ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, que visa a estruturar vários parques nacionais em todo o país para servir de opção de lazer para os brasileiros e estrangeiros durante os intervalos dos jogos do campeonato mundial de futebol em 2014. 

Fonte: Diário de Natal



Nenhum comentário: