quarta-feira, 4 de julho de 2012

Triste notícia para o Rio Grande do Norte

O Instituto Chico Mendes divulgou as Unidades de Conservação(UCs) que foram eleitas Parques da Copa. As UCs contempladas receberão recursos federais para estruturação e divulgação internacional. Infelizmente, o Rio Grande do Norte foi o único estado, dos que vão sediar jogos da Copa, a ficar de fora com Unidade de Conservação contemplada em seu território. Para representar Natal, foram escolhidas Unidades de Conservação localizadas em solo do Pernambuco. Segue texto na integra publicado no site do ICMBio.


COPA 2014

OS PARQUES DA COPA 2014
A realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil é uma grande oportunidade para o país se consolidar como um importante destino turístico internacional.

Além de seu futebol, a natureza exuberante é uma das mais fortes imagens do Brasil no exterior. Quando se pensa em turismo de natureza, os Parques Nacionais são a primeira opção procurada pelos viajantes.

O Projeto Parques da Copa associa estas fortes marcas com o objetivo de oferecer aos turistas, que virão ao Brasil para a Copa do Mundo, a estrutura adequada nos Parques e regiões.

O ecoturismo, ao mesmo tempo em que ajuda a sensibilizar a sociedade para a importância das unidades de conservação, dinamiza as economias locais e gera recursos financeiros para a manutenção destas áreas.

O Projeto Parques da Copa é uma parceria do ICMBio com os Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo e a Embratur para garantir estrutura adequada para receber os visitantes em 27 Unidades de Conservação próximas às cidades sede e que possuem grande apelo turístico.

O projeto inclui também o fortalecimento das estruturas de apoio fora dos Parques, como meios de hospedagem e alimentação e vias de acesso. A Embratur será responsável pela promoção destes destinos internacionalmente.
Os critérios balizadores para a seleção das unidades participantes incluem:


  • Contar com atributos turísticos e beleza cênica com potencial de atratividade nacional e internacional;
  • Estrutura de acesso em boas condições (tempo de deslocamento da cidade-sede ao parque);
  • Pertencimento às regiões turísticas priorizadas pelo MTur/destino indutor;
  • Integrar roteiros turísticos já estruturados; promoção pela Embratur;
  • As unidades contempladas deverão contar, no mínimo, com as seguintes estruturas até 2014: portal de acesso, centro de visitantes com exposição interpretativa, sinalização bilíngue e ao menos um atrativo acessível ao grande público, com estruturas de apoio e equipamentos facilitadores.

As 27 unidades de conservação federais selecionadas e aprovadas pelo parceiros do projeto são as seguintes:












Nenhum comentário: